quarta-feira, 3 de junho de 2009

Projeto da Catequese Digital

1. INTRODUÇÃO

A Paróquia do Divino Espírito Santo como Igreja sente a necessidade da implantação de um método pedagógico que desperte nos catequizandos a consciência cristã. Esse despertar precisa ser feito através do entrosamento desses mundos tão diferentes, o da Igreja e da geração que o Papa Bento XVI chama de “Geração Digital”.



OBJETIVOS

Promover junto aos catequizandos, e em conseqüência as suas famílias, amigos, jovens e comunidade em geral, um verdadeiro sentimento de “amor a Deus” e de pertença à comunidade. O objetivo à longo prazo seria uma efetiva formação catequética e a participação ativa e alegre nas celebrações e nas atividades comunitárias.

MATERIAL E MÉTODOS

Tendo em vista ser este o ano catequético que traz como tema: Catequese, caminho para o discipulado. Os encontros serão quinzenais e seguirão o conteúdo programático já em andamento e definido pela Equipe de Coordenação da Catequese da paróquia. Em acréscimos serão disponibilizados terminais de computadores para pesquisa acerca dos conteúdos e intercâmbio com a comunidade digital cristã. A metodologia do encontro será essencialmente mistagógica envolvendo o Evangelho de Marcos, perfazendo um total de 18 encontros. Serão realizados momentos de confraternização com o Pároco, e participação de celebrações em capelas do interior, com as crianças participando ativamente na liturgia. Essa catequese bíblica segue a orientação do Diretório Nacional da Catequese, e juntamente com a proposta do Documento de Aparecida que orienta para uma atitude missionária, de pastoral do conjunto. Também seguindo orientações da Carta do Papa ao 43º Dia Mundial de Comunicações que pede aos jovens a evangelização do “Continente Digital”.

JUSTIFICATIVA

O mundo está mudando, portanto devemos mudar nossos meios de evangelização, baseados em valores cristãos. Como diz o DA, não estamos numa época de mudanças, mas numa mudança de época, e para tanto devemos usar métodos adequados a idade, formação cultural, social e religiosa dos catequizandos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. Diretório Nacional de Catequese,
2. Diretório da Ação Evangelizadora no Brasil
3. Documento de Aparecida, 2007
4. Mensagem do Papa Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais
5. www.catedraldecruzalta.com

http://menegazzzi.blogspot.com/2009/05/projeto-da-catequese-digital-paroquia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário